Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dica gastronômica: Goa


Para aqueles que, como eu, gostam de gastronomia vegetariana, o restaurante Goa tem vários atrativos, além da comida, deliciosa e sofisticada, em si.
O restaurante fica numa casa em Pinheiros, que foi restaurada, com amplas janelas, cadeiras estofadas de veludo, um lustre imenso no teto. No fundo, um delicioso espaço com redes e cadeiras, piso de tijolos antigos. Um "quintal" em plena Cônego Eugênio Leite. Pode-se acreditar nisso? Não sou de mentir, sobretudo em blogue. Pois acreditem!
Foi minha filha Isadora e suas belas dicas (cinema, teatro, livros, internet, viagens, sites (o último ótimo foi "comprei mas não vou", que oferece ingressos de espetáculos já esgotados, por vezes até com o preço reduzido, de pessoas que compraram e que por algum motivo não poderão ir a determinado espetáculo) quem me apresentou o Goa há alguns anos. E vamos juntas sempre, ou às vezes vou acompanhada ou mesmo sozinha. Como costumo ir aos sábados ou domingos, o cardápio é completo: entrada (sempre uma sopinha vegetis ou uma salada, você escolhe entre elas ou pode mesmo ter as duas se quiser); o prato principal (que você escolhe entre três opções, e pode fazer o repeteco, inclusive de outra opção -- eu como pouquíssimo, confesso, então só fico com a primeira porção sempre); uma sobremesa (duas opções); duas opções de sucos naturais. Depois de tudo isso, duas opções de sobremesa! Nham! Sempre deliciosas...
Uma refeição leve, como costuma ser a boa gastronomia vegetariana.
Mas tem uma surpresa! Tcham! É sempre difícil quando se vai aos restaurantes naturais. Você não pode tomar um vinho, uma cerveja... É meio sem graça nos finais de semana isso... Mas no Goa você tem a opção de um ótimo vinho tinto orgânico.
Sempre peço uma taça. Isso é o crème de la crème para mim. "Um toque de classe" ao meu domingo -- os domingos são muito chatos... E um vinho costuma melhorar meu humor dominical mezzo agridoce. Além disso, você pode finalizar com aquele toque de café expresso. Sim! Não é o paraíso?
Nos sucos,sugiro o de melancia e o de abacaxi com hortelã. São nham também!
A sopa de mandioquinha é a ambrosia do Olimpo, com um tempero de Psiquê, algo digno de repetir (eu repito sempre! Apesar de meu apetite pequeno...). É muito boa.
Mas o que eu sugiro mesmo, caros leitores, é algo inusitado nestas minhas dicas gastronômicas: é que se desça aos fundos do Goa. Ali é como voltar à infância no quintal dos avós, correndo de pega-pega, contando 1, 2, 3, 4, ... encostado na parede para que os amiguinhos se escondessem; ou brincar de boneca à sombra depois do almoço, quando as mães diziam que não fazia bem tomar muito sol depois de comer. Esse pedaço do Goa me lembrou o quintal da minha avó, enorme, cheio de mato, flores, um abacateiro, onde eu brincava de tudo, de correr, pular corda, de ouvir o trem passando ao longe, e sonhar para onde ele ia (para a Índia, talvez?...). Um pedaço de São Paulo que quem mora em apartamento, como eu, se esqueceu que existe.
Confiram a gastronomia do Goa e esse pequeno pedaço de sonho instalado ali no fundo. Eu indico.
Lá, de repente, você pode até encontrar a simpática Lola, a dog do chef-proprietário. Ela é absolutamente adorável.




Restaurante Goa
Sábado, domingo e feriado, 12h às 16h30.
Rua Cônego Eugênio Leite, 1152
Pinheiros
Telefone:
(11) 3031-0680

4 comentários:

  1. Obrigado Sandra, muito simpática sua visão do Goa, é verdade que pensei muito na minha avó quando organizei nosso quintal. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, eu adoro poder dividir com os leitores o meu prazer com a boa comida e todos os meus outros pequenos prazeres na vida, sobretudo quando ela é servida num espaço que é não só bom aos olhos e ao corpo, mas também às lembranças (como foi o caso do Goa pra mim). O próximo passo é escrever um texto (logo logo) indicando aos leitores seu blogue, que tenho 'fuçado', e é delicioso e saboroso, como a comida do Goa. (Preciso visitar o Yam. Vou cuidar disso.) Beijo pra Lola! Ops, pra você também... ;-)

      Excluir