Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

terça-feira, 2 de março de 2010

Dia de chuva. Dia inglês. Dia vestido de cinza. Em dias assim, morre um pouco daquela alegria solar do verão, alegria que faz parecer tudo possível, tudo mais próximo e ao alcance, quando os sonhos são vividos nas areias quentes das praias.
Mas em dias ingleses nasce outro tipo de sentimento: não sei explicar. Algo morno aloja lá dentro, faz rever coisas passadas, envolve nossos pensamentos como se fosse buclê. Somos tomados por uma vontade de estar dentro, mas os olhos vão longe longe nesse horizonte cor de chumbo.
Eu sempre gostei de dias ingleses. Parece que acalmam meu coração e esse tigre interno que vive rondando, agoniado. Quando pequena, os dias assim eram vencidos com pipoca e chá à tarde, ou bolo de fubá quentinho. Agora nessa vida madura, apenas contemplo o bem-estar que me traz esse friozinho e esse céu londrino e essa rua que vejo daqui do alto, pontilhada de sombrinhas coloridas. O café quente me espera sorrindo sobre a mesa de jantar. A cafeteira italiana escorre a gota que se perdeu. A xícara está a um passo de tornar-se útil novamente. E as porcelanas a me espreitar lá da cristaleira.
Dias assim fazem nascer outro tipo de vida: menos praieira, menos chopp, menos cerveja, menos corpo a se mostrar. Mas o que substitui isso tudo é o vinho, o recolhimento e uma espécie de oração silenciosa, que me faz lembrar que estou viva.

7 comentários:

  1. ... e que mágica esta coisa de gerar... gestar e parir o que se transforma em combustível, não é vero?

    Ser mulher é MUITO... e nos exige uma força mais que enorme. Sucede que, na verdade, esta força mora dentro de nós, penso eu... e assim seguimos, entre risos e lágrimas, entre tapas e beijos... vendendo almoços para comprar jantares, assobiando e chupando cana, optando - ora pela bicicleta, ora pelo casamento... affffffffffffff... mas no meio de tudo isso acabamos descobrindo que viver é e-xa-ta-men-te isso: correr riscos, ultrapassar obstáculos, superar dores, e também gozar sabores... deliciar-se com as cores, liiiiiiiinnnnnnnndas, incontáveis, em seus infinitos tons...

    Sandra Brazil, um brinde ao seu blog: TIM-TIM!!!!!!!!!!!!!

    Aleluia! Finalmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Acabo de adicionar aos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Gika, vc sabe bem a delícia disso. Nome: Clara. Beijão.

    ResponderExcluir
  3. "DUCAAAAAAAAAAA"!!!!!!!!!!!!

    "Du caraio" teu(s) texto(s)s... gosto muito, sabes disso!

    Nas minhas reflexões do "dia inglês" me flagrei pensando nessa tua estréia... na verdade esperei bom tempo por ela... desde a trilogia, Quintal, Mister W, eteceteraetal...

    Avante!!!!!!!!!!! Ô delícia!

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro esse tipo de dia...parece que traz um aconchego e nos chama para uma pausa,para um abraço,o abraço do tempo.

    Adorei!!!

    Maria

    ResponderExcluir
  5. Mary, que bonita essa imagem: abraço do tempo. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Sandra, linkei bem linkado e remeti seu texto àquele meu primeirinho, com a foto pós-chuva, Lembra?

    Boas coisas a fazer dentro de casa. Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Lets, precisamos operar mais encontros. Em casa, no aconchego. Beijo de dia da Mulher.

    ResponderExcluir