Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Emily Dickinson

Mais quente que ontem. E as promessas ressurgem. Ontem abri o blogue com Safo de Lesbos, a grega. Hoje, desci da estante o que na verdade deve ser de cabeceira: a norte-americana Emily Dickinson. Emily chegou a mim por meio de uma tradução de Haroldo de Campos, há muito tempo. Fui garimpando outras traduções e edições bilíngues para poder conhecê-la melhor (realmente sou contra a queda do trema na nova norma ortográfica! Bilíngües para marcar a pronúncia.). Estamos no meio da semana, já revi alguns amigos que há tempo não via, tracei dois cinemas, duas sessões de dvd, dois restaurantes novos para aproveitar a SP Restaurant Week. Pergunto ao Chiqueto se ele quer ir comigo à SP Restaurant Week. Distraído, ele me pergunta: pra ver o quê? E eu respondo: não é pra ver, é pra comer!... Fashion Week, Restaurant Week, THe Week, é muita Week para o léxico interno. Estamos em março, o verão vai se acabando e logo chega a bela estação: o outono. A luz vai ficar mais dourada, as coisas terão um aspecto amarelado, sépia até. O sépia que tinge a saudade e as antigas fotos de família.

"A Distância não fica
onde a raposa mora
nem a voo de pássaro
se calcula

A Distância é
de mim até você
Meu Bem"

(Alguns poemas - Emily Dickinson. Trad. José Lira. Iluminuras, 2006)

3 comentários:

  1. Sandra,
    gostei da iniciativa.
    Eu já abri um (ou uns?) blog(s), mas nunca postei. rs
    beijo
    Edgar

    ResponderExcluir
  2. San, a luminosidade dos dias outonais é diferente... mui bela, mais que isso, encatadora. Pra mim, o céu mais bonito do ano.
    Falta tão pouco pro outono chegar... dá até medo! Parece que o Reveillon foi ontem...

    "Os degraus cravejados já estão brancos de orvalho,
    É tão tarde que o orvalho ensopa minhas meias de gaze,
    E deixo cair a cortina de cristal
    E contemplo a lua, através do claro outono."

    Ezra Pound também mora em tua estante?

    ResponderExcluir
  3. Esse Chiqueto aí não poderia ser com "X", tipo série de TV, com aquelas minas todas solucionando crimes, mostrando os dotes e outros babados?
    Ainda bem que nosso grande filósofo Burramed, já profetizou: "Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa"... Uma SP Restaurant Week é uma coisa; uma Fashion Week é outra coisa". É muita Week pra lá e pra cá...
    Pior: e quando o cara não consegue lembrar o nome da pessoa e grita: "Coisaaaa!" pega o menu pra mim! É mole?!

    ResponderExcluir