Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Dica gastronômica: Ponto Chic

Foto do interior do Ponto Chic do largo do Paissandu

Em 1922 o Largo do Paissandu era um dos principais pontos da vida noturna de São Paulo. Em março daquele ano era inaugurada uma casa de lanches e choperia que, no início, não tinha nome. Como se encontrava em meio às instalações luxuosas e por ser frequentada pela elite da cidade, passou a ser chamada de "lugar chique" e acabou sendo batizada oficialmente de Ponto Chic. Daí passou a fazer parte da história de São Paulo.
No Ponto Chic nasceu o tal do sanduíche chamado Bauru... Um dos estudantes de direito do largo São Francisco, cujo apelido era Bauru, um dia pediu ao sanduicheiro um lanche com determinados ingredientes; um amigo que estava ao lado ouviu e falou: "Garçom, me dá um desse do Bauru". Foi no Ponto Chic que nasceu o sanduíche mais famoso que tem nome de cidade -- o Bauru. (texto adaptado)


Casemiro Pinto Neto, o inventor do Bauru, com a filha




Muito tradicional, o Ponto Chic resiste e comemora 90 anos. Hoje há três unidades em São Paulo e outra em Ribeirão Preto.
Eu sou tradicionalista, já disse isso aqui no blogue, portanto, gosto muito de lanchar no Ponto Chic do Paissandu, mas confesso que é raríssimo, pois é um rolê ir até lá no fim de semana e o Centro está revitalizado, mas ainda tenho medo de estacionar ou descer de uma condução e ser assaltada. Então há um Ponto Chic ao lado de casa, mas fui raras vezes, não gosto; mas sábado passado estava calor depois da chuva, e era preciso comer algo e beber... Cedi aos apelos e fui ao Ponto Chic da Praça Padre Péricles. Fiquei surpresa! Havia muita gente lá dentro e também nas mesas da calçada. O chopp rolava solto e me senti numa praia. Todos de bermuda, as mulheres de vestido e bronzeadas, as crianças soltas e alegres, correndo pela calçada...
Pedi o que mais gosto ali, o sanduíche de queijo quente, que nunca me decepciona. O chopp é supergelado, me lembrou (de longe claro!) meus tempos de férias juvenis: o Pinguim, lá de Ribeirão Preto -- namoros de mãos dadas no cinema, choppinho depois no Pinguim, cartas eternas depois na volta pra São Paulo...
Pois trago para cá a dica: frequentem o Ponto Chic, é uma delícia, seja em dias frios (um sanduíche quentinho em suas instalações retrô), seja em dias de calor, um chopp gelado imaginando uma praia lá abaixo de nosso platô paulistano...
Numa cidade como a nossa, em que a cada dia vejo os estabelecimentos de minha infância desaparecerem sem deixar rastros e sequer memória, o Ponto Chic é um sobrevivente que merece ser paparicado e mimado por nós... Frequentá-lo é mantê-lo vivo, e consequentemente manter viva a história desta nossa cidade voraz, mas que é nossa, nossa, e que tem seus encantos de passado e de futuro...
Você pode ir e até pedir um Bauru, a prata da casa, para se sentir mais tradicional ainda...

Ponto Chic São Paulo

Largo do Paissandu 27
Centro

Perdizes
Largo Padre Péricles 139

Paraíso
Praça Oswaldo Cuz 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário