Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Dica gastronômica: Restaurante Così

Hoje é domingo, dia nacional de almoçar fora!
Saí tarde, como sempre. Ia aos Jardins, mas a muvuca do jogo Corínthians X Palestra me desanimou no meio do caminho. Cortei caminho pelo meio de Higienópolis, quando vi, estava no meio de Santa Cecília.
Que coisa esquisita é São Paulo... Você está no chiquérrimo e endinheiradíssimo Higienópolis e uma rua já te joga na degradada e antiga Santa Cecília, de bares caídos e restaurantes de garçons tão decadentes quanto... Mais um tiquinho e você já está com o pé na lama: o mais que duvidoso Minhocão, que hoje resolve questões de trânsito, mas é uma peça de guerra em meio à cidade... Assunto dos mais controversos entre engenheiros e arquitetos e cidadãos paulistanos, esse viadutíssimo que é assunto de derruba ou não derruba divide a região em duas: o lado bom e o lado tranqueira...Tudo que fica pra cima dele é melhor; o resto é ladeira abaixo...
Eu já morei muitos anos ladeira acima -- tudo de bom e sofisticado. Mas já morei dois anos ladeira abaixo também. :-( Não queiram saber o que é morar ladeira abaixo. É assunto para um post enorme. Um dia certamente contarei. Não o lado ladeira acima. Esse não tem graça, todo mundo sabe e gosta do gosto do ladeira acima. Mas o gosto do ladeira abaixo ninguém conta seu quinhão; esconde debaixo do colchão, finge que não passou, esquece como se não fosse consigo. Eu não. Me lembro bem. Mas não lembro para o mal. Lembro para continuar 'me lembrando' de que não somos nada nesta vida: um dia eu estava sofisticated lady na parte bacana acima do Minhocão, no dia seguinte lá estava eu ladeira abaixo, do lado debaixo nada sofisticado do Minhocão. Andava quarteirões a pé com Isadora no colo, o guarda-chuva aberto, carregando também a lancheira, a mochila com os livrinhos, uma boneca, minha bolsa, tudo isso para ela poder dormir mais um pouquinho sem se molhar -- afinal a gente acordava 5h da manhã, e eu entrava às 7h30 na editora. Tinha que deixá-la às 7h na escola e voar! Portanto, um dia estamos Higienópolis, no outro estamos Santa Cecília, Barra Funda, ou qualquer outro bairro que o valha, para cima ou para baixo do Minhocão, tanto faz. Isso me fez aprender na pele e doloridamente que não sou nada nesta vida. Estou. De passagem, aliás.
Onde eu estava mesmo?...
Bem, no meio de Santa Cecília -- bairro que adoro e que meu ex-marido, que morava em Higienópolis, me fez conhecer como a palma da mão --, a caminho dos Jardins, quebrei numa rua e me lembrei de estalo de um restaurante que abriram ali há uns dois anos e que adoro: o Così.
O Così tem cara de Higienópolis e de Jardins, não sei o que está fazendo ali. Parece um enclave em meio daquele bairro cheio de coisas decadentes, cortiços e pensões, em que você ainda lê hoje: "Aluga-se [sic] quartos para rapazes"... Aqueles casarões antigos que certamente virão ao chão. Pena.
Não tenho preconceito, não é isso. Ao contrário, frequento bares e restaurantes de Santa Cecília há anos e adoro, confesso. Gosto desse ranço do bairro decadente, dessa sequela de uma boemia meio caída. Mas o Così é diferente de tudo que há ali. Como se fosse um mundo costurado no miolo de um outro mundo.
Fica num lugar escondido. Mas é muito charmoso, e além do mais, pode-se sentar no terraço, tomar um café e ler seu jornal num sossego e com uma brisa deliciosa.
Bem, chego lá e tentamos pedir salada, mas as opções não são muitas, então preferimos um risoto. Ali, são deliciosos. Podem pedir sem receio. Pedi o meu risoto de amêndoas e aspargos, e creiam: é muitoooo bom! O serviço é ótimo, rápido, e o lugar é elegante, mas simples, sem afetação... A comida é deliciosa, adoro!
O vinho em taça italiano também estava ótimo e voltei para casa com uma sensação boa de ter feito uma boa troca ao não ter ido aos Jardins e tentar estacionar etc. etc...
Preciso me Lembrar mais vezes de que morar em Perdizes tem a vantagem de se ter gastronomia variada e muito perto. Preciso só me lembrar disso, em vez de ficar correndo pela cidade, pegando trãnsito, tentando estacionar...
É só andar alguns quarteirões próximos de minha casa.

Così
Santa Cecília
Rua Barão de Tatuí, 302
11 3826-5088

Nenhum comentário:

Postar um comentário