Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dica de gastronomia: Café San Babila e Grandes Esperanças, de Charles Dickens

Foto deste fim de tarde feita por Debby Pimenta, que costumo encontrar ou quando vou dançar no delicioso Kitch Club, ou quando vou ao Bar dos Parlapatões ver minha amiga Marcinha... Aqui vocês não veem o skyline por detrás das árvores do Parque da Água Branca, claro, pq Debbys não mora comigo (risos)... Ela gentilmente me cedeu a foto que fez de seu apartamento. Obrigadíssima, Debbys!!

17h20. Fim de tarde em São Paulo, o sol amarelado de inverno vai descendo no céu e vou testemunhando daqui do meu escritório no skyline que vejo , por trás das árvores do Parque da Água Branca, mais um fim de dia.
Eu em geral sou muito otimista, mas por vezes meu coração recua e deixo de ser. Hoje foi um desses momentos. Fui à Caixa tentar fazer um saque de meu FGTS, que deveria ter sacado em dezembro. Não tendo precisado dele, deixei lá e agora fui com o coração sem grandes esperanças (sim, como o livro célebre de Charles Dickens, Great expectations). Olhei no site da Caixa e eram necessários vários documentos.
Bagunceira que sou com coisas burocráticas, peço que meu contador organize uma vez por ano meus documentos em caixas, para que eu não me perca. Mas ainda assim sou sempre pega de surpresa sempre que preciso de algo urgente!
Como disse, fui cabisbaixa para lá, na rua Turiassu, quase esquina com avenida Sumaré, sem Grandes Esperanças (o belo romance).

Meu ânimo estava a zero, e sabia que apenas chegaria lá para ouvir: você precisa trazer X, Y, Z para resgatar seu Fundo... Mas fui, sagitariana tenaz que sou, e teimosa. Afinal, queria ouvir de um funcionário quais documentos teria que trazer, e não ver apenas no site.
Me sentei, porque vi que demoraria a ser atendida. O atendimento ao saque de FGTS é o mesmo que aos empréstimos e financiamentos, acreditem.
Quando me chamaram, me arrastei até a cadeira, me sentei e disse: quero retirar meu FGTS, sei que precisarei de mais documentos do que os que trouxe, mas quero saber de vocês quais são.
Entreguei tudo o que tinha à funcionária e ela sorriu quando abriu minha conta na tela. Ela disse: "Você é sortuda, por um triz teria que esperar até novembro! Os documentos estão todos aqui, não preciso de mais nada. Você pode sacar. Ou fazer uma TED, conforme quiser...". Optei pela TED, óbvio!
Não acreditei! Simples assim? Não era possível. Eu me preparara para ficar meio azeda, meio ácida, meio mal-humorada e para voltar amanhã. Então, aquele era um sinal, para mim, de que não devo perder a esperança, as grandes esperanças...
Saí dali bem contente, ao cruzar a porta fiz um gesto de "Yes!" discreto. Dera certo!
Ao atravessar a rua Turiassu, vi o Café San Babila, que minha amiga Gika me apresentou há alguns anos. Resolvi que era o momento de comemorar... Abriria mão de evitar os doces, como sempre faço, e comeria uma fatia de algum bolo acompanhado de um expresso curto. O café e o capuccino são de própria fabricação San Babila, e eles revendem aos clientes. Eu mesma já comprei e provei ambos em minha casa, e são deliciosos.
O café San Babila além de cafeteria serve almoço e é uma delícia ir ali num fim de tarde, comer um salgado ou mesmo um doce acompanhado de cappuccino ou café. Apesar de ser difícil estacionar ali, vale a pena ou ir a pé ou estacionar o carro num estacionamento que há ao lado, e ficar ali pensando na vida ou jogando conversa fora com algum amigo.
A frequência é engraçada: gente descolada, que não sei de onde surge... Quando você vê, eles estão plantados ali, sentados a seu lado, com cabelos cortados modernetes, roupas de última geração. Súper!
Tudo é muito gostoso, e apesar de estar localizado numa rua que não é uma das mais bonitas do bairro, ele é um enclave: é muito bonitinho com suas mesas num terraço, parece um café europeu perdido naquela coisa desértica que é o finalzinho da Turiassu...
Fiquei ali, pensando na minha vida, levantando em mim as Grandes Esperanças para o futuro, esperando que eu possa esperar coisas melhores do que sorte apenas num saque de FGTS. Afinal, o dia está indo embora, o sol amarelo está belíssimo, a vida é um belo presente divino, estou aqui dando uma dica gastronômica a meus leitores.
Tudo pode ser apenas um começo em si. Grandes Esperanças...



Café San Babila
Rua Turiassu, 1382 - Água Branca
São Paulo, 05005-001
(0xx)11 3862-5913

Nenhum comentário:

Postar um comentário