Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Eu, numa onda flower power, e anarquista, thanks Lord!

Desde que voltei de San Francisco em junho, ando meio flower power...
Ando me lembrando das músicas de quando tinha 5 anos e via pela TV ou pelos jornais e revistas aquelas massas de jovens, cabelos longos, jeans, um olhar pacífico de quem mudará o mundo pela explicação e pela filosofia. Hordas de juventude caminhando em busca de sentido, de sexo, de liberdade, da experiência com as drogas, ácido, tudo que fosse possível vivenciar, viagens as mais profundas.
Eu via tudo aquilo e achava lindo, sem saber o que era. As batas brancas com flores desenhadas, os cabelos longos até a cintura, despenteados, gritando: queremos liberdade. Woodstock... Eu pensava: quando crescer, quero ser assim.
Paralelamente eu via nas manchetes do meu país a cavalaria, os jovens em confronto, uma tensão nesses rostos diante da autoridade. Via sem saber ler que os estudantes haviam jogado bolinhas de gude num confronto contra os militares, arma mais infantil contra uma guerra duríssima. Os cavalos caíram sobre as circunferências.
Meu pai chegou do trabalho pálido, antes do habitual, e nos contou que teve que se enconder na catedral da Sé porque o Fórum tinha sido evacuado pela polícia. Viu os estudantes arrombando a porta da catedral para fugir dos policiais, brutos e ávidos por vingança por conta do ridículo das bolinhas de gude. Muitos dos estudantes corriam, meu pai viu, mas não deixavam de ajoelhar e fazer o sinal da cruz ao entrar na igreja... Hoje acho isso muito engraçado. Seriam esses os não marxistas? Ou seriam marxistas filhos de católicos praticantes? Numa reunião posterior os sobreviventes teriam sido punidos por esse ato?
Mas voltei de San Francisco, depois de ver a Golden Gate, com aquela música "If you're going to San Francisco, you be sure to wear white flowers in your hair..." repetindo em minha mente, que só alguém mais velho ou da minha idade consegue se lembrar...
Quem quiser abrir o porão da memória, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=g_HhwinPw-M&feature=player_embedded
Me deu saudade dos meus 5 anos, da minha admiração pelos flower power, da atenção que tinha ao ver o meu pai contar a história da cavalaria X estudantes, em que estudantes venceram com inocentes bolinhas de gude o poder inglório das forças armadas! Me lembro de ter rido, gargalhado, imaginando os cavalos a cair uns sobre os outros com soldados sobre eles, porque desde de criança já era anarquista, thanks Lord!

Nenhum comentário:

Postar um comentário