Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

sábado, 26 de novembro de 2011

Dica gastronômica: Gusta, o restaurante mediterrâneo e uma dica de cinema

Os sagitarianos, dizem os manuais de astrologia, são obstinados, um tanto teimosos e insistentes... de tão insistentes, acabam se cansando de alguns objetivos e deixam algumas tarefas pelo caminho. Bem, assim dizem os manuais.
No caso do restaurante mediterrâneo que mencionei no post São Paulo é uma festa! não foi o caso. Insistente, ontem, sexta-feira, resolvi ir lá para conferir o espaço e o menu do pequenino e simpático lugar com cara da Madri ensolarada no verão -- cidade que não dorme, com seus bares e restaurantes que não fecham até o último cliente (mas que cerram suas portas à tarde sem nenhum salamaleque diante dos clientes para a adorável dormidela depois do almoço!...).
Depois de assistir ao ótimo filme brasileiro O palhaço, com atuação e direção do jovem e multitalentoso Selton Mello, ao lado do nosso querido, maravilhoso ator e corajoso Paulo José, que amo!, um dos maiores talentos do nosso cinema, teatro e TV, me lembrei do iluminado restaurante com luzes ibéricas, que achei, em minha localização geográfica capenga, que ficava na Lapa. (Ali é tudo meio divisa, não é?...).
Bem, nos dirigimos ao restô. Fazia calor, o lugar é pequeno, mas muito ventilado, há mesas no interior e fora do restaurante. Entramos, e quem nos atende é a "Dri" (assim está escrito no cartão que ambos me deram depois), a proprietária, e vemos o cardápio. Ali, pode-se jantar um prato de comida típica espanhola (são pratos rápidos) ou lanchar ou apenas tomar um café com um salgado, coisa de Europa. Adorei!
Há muitas opções de vinho, e sobretudo, vinho em taça. Boas opções de cerveja também! Pedi a Nando (o proprietário) que me dissesse quais opções de taça de vermelho eles tinham, ele me perguntou que uva: dissemos merlot e cabernet. Ele simplesmente abriu duas novas garrafas. Sabiamente, ele me indicou um cabernet californiano, mas eu, teimosa, como voltei dos Estados Unidos um pouco ressabiada com alguns cabernets que verti lá (alguns tinham um fundo adocicado), pedi um argentino. Ele abriu. Ao experimentar, achei ácido (não sou conhecedora, portanto, minha nomenclatura é fraca, leitores), pois Nando gentilíssimo serviu o californiano inicial que havia oferecido originalmente, que era mesmo delicioso. Excelente indicação. Minha volta ao restaurante e minha indicação está garantida, por várias razões, mas este é um pequeno detalhe que garante o retorno de um cliente.
Pedimos o prato que me lembra minha viagem a Madri: tortilla espanhola -- uma espécie de ovos com batatas e cebolas muito mais saboroso e aerado, acompanhado de uma salada farta e pães com molho delicioso sobre. Tudo isso por menos de R$ 15,00... E sobretudo estava delicioso meu prato e me fez voltar ao calor e às luzes do verão madrilenho...
O vinho californiano, resfriado no ponto, desceu como uma luva, e vi que ambos se desdobravam entre as mesas com desenvoltura e tranquilidade. O serviço é rápido, mas sem estresse. Estamos na "Espanha"...
Ali é um lugar para se ficar conversando, degustando seu vinho e seu prato. Depois, o espresso, que é encorpado, forte, como eu gosto.
A conta chega, e descubro várias coisas sobre Nando e sua mulher. Uma delas é que ele escreve poemas. Esta é uma. O restaurante não se chama Mediterrâneo como eu imaginara, mas sim: Gusta! E o endereço não fica na Lapa, mas sim na Pompeia... Bem, sou uma mulher a aberta a corrigir meus erros, caros leitores.
Portanto, ficam aí duas dicas:

O palhaço é um filme a ser visto pelas belíssimas atuações de Paulo José (imperdível) e Selton Mello (como os palhaços do Circo Esperança).

E a dica gastronômica de hoje é: estejam onde estiverem, cruzem a cidade, enfrentem o trânsito e os malucos de plantão nas grandes avenidas, mas conheçam o pequenino Gusta, seu menu e suas opções de bebidas, sobretudo vinhos (cervejas também, que vi que são ótimas). Vocês vão se sentir num pedacinho da península ibérica. Acreditem!

Gusta
Rua Desembargador do Vale 1090 Pompeia tel. 2925-1157

Nenhum comentário:

Postar um comentário