Quem sou eu

Minha foto
No blogue escrevo meus próprios textos (contos, crônicas, poemas, prosa poética) e também sobre os mais variados assuntos: literatura, cinema, viagens, gastronomia, amenidades, humanidades, música. Tudo que me toca. E que possa tocar os leitores.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mr. Hyde, Manoel de Barros, Magu e a sincronicidade

Não entendo bem por quê, mas recebo uma lanhada dessas de arrancar o rabo do dinossauro. Me pergunto: para quê? A estupidez humana é realmente algo a ser estudado em laboratórios de médicos e o monstros -- tubos de ensaio, Bico de Bunsen, junto com drosóphilas melanogáster, ácido acético e ácido clorídrico, pinças longas de dar medo, tudo isso escaldante e explosivo, para que as reações levem a conclusões obtusas e rápidas. S'il vous plait!
É preciso rápido mas muito rápido entender a natureza humana e montar um manual prático. Traduzir em todas as línguas! Imprimir 6,7 bilhões de cópias! E distribuir ao redor do mundo...
Estou com uma amiga querida, e acabamos de sair de um lançamento de um livro de um amigo querido também. Estou cercada de gente do bem, que me ama e só quer que Tuntum (eu -- este é meu apelido entre amigos íntimos) seja feliz. Mas eis que subitamente sou atacada pelas costas por um Mr. Hyde pós-moderno, fugido de seu laboratório-tormento. Enquanto converso alegremente com minha amiga no café, nossos livros autografados nas mãos, felizes por nosso reencontro, vejo que Mr. Hyde fugiu de seu esconderijo e deve ter tomado sua poção diabólica. A humanidade corre sério risco. A distância, seu rastejar me incomoda. E pronto. Mr. Hyde fez seu estrago. Não digo nada, mas ponho um band-aid imaginário para me proteger, sal grosso, alho e uma cruz. E calo. Penso: que merda, cara!
Me despeço da querida e ainda tenho outro compromisso. O band-aid imaginário incomoda. Compromisso terminado, vou para casa, e é aqui que começa o melhor desta história...
No café eu e Magu falávamos de Manoel de Barros, sua poesia, as palavras, a verdade, a mentira das palavras, a verdade das palavras. Coisas de passarinho e árvore e palavras que voam e que voltam. Essas conversas boas que só podemos ter entre amigos.
Mas nisso, fui atropelada pelas costas por um bonde chamado Hyde. Tamanho foi o impacto, já que não esperava, nem sei mais se troquei de assunto, tão atrapalhada fiquei. Mas os amigos, essa gente do bem que se constrói em círculo a nosso redor ao longo da vida, e isso se conquista, são nosso escudo (como São Jorge e seu cavalo desmantelando o dragão -- que também faz lá as vezes de um Mr. Hyde muito chato e inconveniente, como este que lhes descrevi anteriormente). Aliás, os Mr. Hydes deveriam estar bem trancados a chave por fora em seus laboratórios: eles entrariam ali Dr. Jeckyl sedutores, fizessem lá suas estripulias com as poções, estrebuchassem, se transformassem, mas ficassem lá dentro se debatendo nas paredes, sem fazer mal nenhum às pessoas ou à sociedade em geral. Pronto, tudo resolvido.
Mas todo mal nunca é tão vil quanto parece ser. Quando abro minha caixa de e-mails ao chegar ao meu chatô, a belíssima, chiquérrima e intelectualizada Magu havia me escrito, e sincronicamente a delicadeza de suas palavras e a poesia de Manoel de Barros me arrebatam e secam com mel minha rachadura:

Tuntum,
Eu fiquei muito feliz de ver tão bem. Obrigada pelo café e pelo presente. Estou ansiosa para ler o Carrascoza! Enquanto isso, seguimos com Manoel de Barros, em seu Livro sobre nada:

"A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá
Mas não pode medir seus encantos.
A ciência não pode calcular quantos cavalos de força
Existem
Nos encantos de um sabiá.
Quem acumula muita informação
perde o condão de adivinhar: divinare.
Os sabiás divinam"


Eu, a Tuntum aqui, quero para mim a clareza e a delicadeza dos sabiás.

2 comentários:

  1. A M E I... A D O R E I... ARREPIEI.
    Você é um tesouro, querida Sandra Brazil!
    Beijos,
    Célia

    ResponderExcluir
  2. Célia, para endossar a nossa proteção, umas folhinhas de arruda não vão nada mal, né? :-)
    Ô gente doida! Há o inocente útil, mas agora sei que há o louco útil também... Laboratórios e experiências neles!
    Beijos

    ResponderExcluir